Eutonia e Seus Objetivos

EUTONIA:

 

A Eutonia foi criada e desenvolvida por Gerda Alexander e é uma disciplina corporal baseada na experiência do próprio corpo.

 

Nascida no ocidente, a Eutonia se situa dentro das correntes de pensamentos e pesquisas deste século.

 

Ao trabalhar o corpo através da eutonia a pessoa realiza uma tomada de consciência na direção da regulação do tônus muscular, adequando-se a qualquer situação da vida.

 

O termo eutonia vem do grego EU - bom, justo, TONIA - tono, tônus; e foi criado para expressar a idéia de um corpo equilibrado, com tônus e em harmonia.

Segundo Gerda Alexander:

 

O tônus se encontra em todo organismo vivo. Ele  aumenta    na  atividade e diminui  no repouso. Sabemos que uma criança  dormindo é mais pesada de se levar que quando esta acordada, no entanto o peso  real é  sempre o mesmo. As mudanças e os estados emocionais tais como o  medo ou a alegria, são diferentes formas de expressão de excitação,  a fadiga, as depressões etc., estão em  ligação direta com o tônus.

 

O que distingue o trabalho de Gerda Alexandre, das técnicas de ginástica e de reeducação é que a técnica da eutonia leva o individuo a não fazer qualquer coisa, se conformando com um modelo determinado como ideal; mas, sim, a experimentar-se, conhecendo-se a si mesmo, podendo utilizar as suas próprias possibilidades.

 

Até porque o corpo é o meio da nossa comunicação com o mundo e, sendo assim, a organização motora não pode ser separada da organização psíquica.

 

Se deseja se aprofundar mais sobre a Eutonia, recomendamos a leitura: Eutonia-Educação do corpo para o ser – Berta Vishnivetz . Ed.:summus

 

OBJETIVOS:

 

Promover na pessoa o desenvolvimento da consciência de observação do funcionamento corporal.

 

Trabalhar as posturas naturais do corpo, com micro movimento, movimento passivo, ativo, a percepção da pele, do esqueleto (ossos), dos músculos, que permitem regular o tônus muscular, alongando as cadeias musculares, flexibilizando os espaços articulares, liberando o corpo das fixações tônicas.

 

Desenvolver o conhecimento de si mesmo:

 

· prevenindo a deteriorização articular,

 

           E melhorando:

 

· as tensões musculares;

 

· as qualidades do sono, das dores, do cansaço, etc...;

 

· as funções vegetativas (função cardíaca, circulação, digestão, respiração);

 

· de forma geral da saúde, aprendendo a cuidar-se.